Faniquito Produções

ARTISTAS

CONHEÇA NOSSOS ARTISTAS

BERIMBAOBAB BRASIL

O projeto BERIMBAOBAB, que foi iniciado no Senegal, juntando o Coletivo Tribo Ethnos e Adeildo Vieira – da Paraíba, Patrice Gomis e Samuel Demoliens – da França, e da Peace Orchestra – grupo Senegalês. Foram cinquenta e cinco dias de intercâmbio cultural a partir de residência artística que culminou com seis shows realizados no Senegal, com escala ainda em Banjul, capital da Gâmbia. O show montado, que contava com dezoito artistas de três continentes, uniu diferentes propostas estéticas em uma só banda, traçando amizades e intercâmbios culturais que transcenderam, em muito, o universo da música.

O resultado dessa experiência foi a construção de uma ponte imaginária, feita de sonhos e amizades, que possibilitou viagens cada vez mais viáveis entre o povo brasileiro (aqui representado por artistas paraibanos), europeu e africano. Para isso, os agentes culturais que iniciaram essa ousada proposta mantêm o projeto BERIMBAOBAB BRASIL, com um show de rica diversidade estética e cultural, agregando ainda outros músicos paraibanos. São eles: GLÁUCIA LIMA, SORAIA BANDEIRA, ERIVAN ARAÚJO, BETO PREAH, JORGE NEGÃO, CASSICOBRA e os irmãos RUDÁ E UANÁ BARRETO. Todos esses artistas são reconhecidos como importantes na cena cultural brasileira, alguns com experiências artísticas internacionais.

O projeto BERIMBAOBAB na Paraíba tem se mantido pela ação obstinada dos membros do grupo na busca de parcerias públicas e privadas que resultem em viabilidade financeira para dar continuidade à proposta deste rico intercâmbio cultural. Grande parte desses recursos, entretanto, tem sido conseguida por investimentos dos próprios artistas.

A ponte cultural já foi inaugurada e tem proporcionado recorrente trânsito de pessoas, ideias, culturas e ideais. O envolvimento de novas parcerias, entretanto, alargará o vão por onde passarão – indo e vindo – as grandes almas que insistem no aprendizado mútuo, na amizade, na paz e no crescimento entre os povos.